29 de maio de 2023

Curiosidade e ação: o Explorar na Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas utilizadas nas escolas da educação básica. Esse documento normativo estabelece seis direitos de aprendizagem para a Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Hoje, vamos abordar especificamente o direito de explorar, que está diretamente relacionado a curiosidade e ação – as formas de aprendizado das crianças na primeira infância. Confira como garantimos esse direito fundamental aqui no Anglo Itapê.

Exploradores em ação

Garantir o direito de explorar, na prática, significa inserir as crianças em diferentes contextos e espaços para que aprendam e se desenvolvam através de descobertas.

A manipulação de materiais e objetos, por exemplo, deve estar mais relacionada a um processo de investigação. A partir de suas interações com determinado objeto ou situação, elas encontram sentido nas ações e atribuem significado às descobertas que realizam.

Por isso, os materiais oferecidos devem ser selecionados com atenção e intencionalidade dos educadores, para que garantam uma pluralidade de experiências, considerando os interesses, saberes e necessidades de aprendizado de cada uma, para estimular seus processos de desenvolvimento.

O mundo das descobertas

No Anglo Itapê, nossa proposta é oferecer às crianças espaços que estimulem as brincadeiras e as atitudes de cooperação, motivando o protagonismo do aluno para que o “aprender” seja construído pelo entusiasmo de cada nova descoberta.

Diariamente, trabalhamos o explorar como um convite à curiosidade. Além da simples investigação de objetos para estimular a percepção de suas possibilidades e particularidades, nossos ferinhas tomam consciência das diferentes formas de interação, suas habilidades motoras e o próprio ambiente escolar, por meio de elementos concretos ou simbólicos, como as músicas e histórias.

Para nós, garantir o direito de explorar na Educação Infantil é permitir que as crianças entrem para o universo do conhecimento através de propostas planejadas pelos nossos educadores.