Torneio Interclasses: um evento marcante na trajetória escolar
Nos dias 16 e 17 de novembro, os feras do Anglo Itapê participaram…
12 de dezembro de 2022
LEIA MAISÉ normal que as mudanças causem alguma preocupação e essa premissa também é válida para crianças e adolescentes nos dias que antecedem a volta às aulas.
Afinal, os estudantes têm que lidar com uma nova fase de ensino, novos professores, colegas de sala e até um novo ambiente, no caso das crianças que finalizaram a Educação Infantil e estão prestes a participar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo.
Levando este cenário em consideração, preparamos algumas dicas para que vocês, pais ou responsáveis, consigam oferecer todo o suporte necessário aos filhos e facilitar o retorno à escola. Confira!
Um dos motivos que torna a volta às aulas tão desafiadora é a mudança repentina na rotina. As crianças se acostumam com a leveza e calmaria das férias e, se não houver uma transição gradual, podem ter dificuldade em cumprir os horários e tarefas necessárias.
Por isso, nossas dicas são formadas por pequenas atitudes e diálogos que podem suavizar os impactos da mudança de rotina e fazer com que essa volta às aulas seja fera!
Durante as férias, as crianças vão dormir mais tarde e acabam acordando mais tarde também. Então, para que elas estejam em pé no horário determinado para ir à escola na volta às aulas, é possível fazer uma adaptação gradual.
Alguns dias antes do retorno, ajude os pequenos com a preparação noturna para que possam ir para a cama mais cedo e despertar em um horário mais próximo do ideal. Assim, eles vão se acostumando e com certeza a volta às aulas será mais tranquila!
Abordar a escola em diálogos pontuais durante as férias é importante para que as crianças compreendam que trata-se de um ambiente positivo, em que vão se desenvolver, aprender, brincar e socializar.
Assim elas compreendem, desde cedo, que voltar à escola depois das férias não é uma punição e não precisa de sofrimento, e que a sua presença é fundamental para um crescimento saudável.
Quando os pais ou responsáveis estabelecem uma relação de confiança e proximidade com os professores e demais colaboradores da escola, as crianças se sentem mais seguras.
Além disso, esse laço faz com que seja mais fácil para a família acompanhar a experiência do filho na volta às aulas. Afinal, as crianças se sentem mais confiantes e felizes para contar sobre os novos professores, amiguinhos, atividades feitas e os sentimentos daquele dia.
Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, as novas matérias e conteúdos podem parecer um grande desafio para as crianças e adolescentes. Nesse momento, uma posição tranquila e segura dos pais ou responsáveis pode fazer toda a diferença.
Reforce que os professores estão disponíveis para ajudá-los em todas as dificuldades e que você também poderá dar suporte em todo esse processo.
Acompanhe de perto o que eles estão aprendendo e converse sobre facilidades e dificuldades do dia a dia escolar.
O retorno à escola exige readaptação e, por isso, pode vir acompanhado de um turbilhão de emoções para as crianças e adolescentes.
Nesse momento, a melhor pedida é conversar para entender seus medos, os motivos dessa resistência em voltar à escola e, aos poucos, ir derrubando cada uma dessas barreiras.
Não apele para as cobranças desmedidas ou faça a escola parecer uma obrigação, porque a ideia é que os pequenos sempre vejam o ambiente escolar como algo positivo para as suas vidas.
Os pais e responsáveis dos nossos ferinhas podem sempre contar com o suporte do nosso corpo docente e coordenação em todos os desafios, inclusive durante o período de volta às aulas:
Nos dias 16 e 17 de novembro, os feras do Anglo Itapê participaram…
12 de dezembro de 2022
LEIA MAISNo dia 22 de outubro, o Anglo Itapê abriu as portas para…
9 de dezembro de 2022
LEIA MAISInteligente porque é feito por gente Pensando em proporcionar…
28 de novembro de 2023
LEIA MAIS