Inteligência Anglo de Ensinar: como preparamos nossas feras para o futuro.
Como preparar nossos alunos para um futuro desconhecido, com…
14 de dezembro de 2023
LEIA MAISDar às crianças o poder de escolha em situações simples do cotidiano, incentivando a tomada de decisão, colabora para uma educação mais saudável, possibilitando que se tornem adultos mais confiantes, capazes de tomar iniciativas e fazer suas próprias escolhas.
Confira 7 estratégias para incentivar a independência dos pequenos.
Permitir que as crianças tomem decisões simples do dia a dia, como o que vestir ou o que comer no café da manhã, pode ajudá-las a desenvolver sua capacidade de escolha.
Nesse processo, sempre selecione duas ou três opções pertinentes. Se é um dia frio, por exemplo, permita que seu pequeno escolha um dos agasalhos que você já havia separado.
Quando a criança se depara com um pequeno problema, assuma o papel de mediador e ajude-a a pensar em possíveis soluções para que ela, por conta própria, decida qual caminho seguir. Solucionar o problema imediatamente no lugar do pequeno dificulta o desenvolvimento da sua independência e autoconfiança.
Deixar que a criança se vista sozinha, arrume a sua cama ou prepare um lanche simples, são boas formas de incentivar o desenvolvimento da autonomia através do autocuidado. Lembre-se de dar instruções claras e, se necessário, demonstre como fazer.
Atribua à criança uma tarefa pertinente à sua idade, como cuidar de um animal de estimação, regar uma planta ou arrumar seus materiais escolares. Esse tipo de atividade ajuda os pequenos a se sentirem responsáveis e importantes.
Reconheça o esforço em pequenas tarefas diárias. Um elogio sincero e verdadeiro motiva a criança a sempre buscar o seu melhor.
Deixe que os pequenos experimentem coisas novas, tentem, errem, acertem e aprendam. Esse processo colabora para desenvolvimento cognitivo e para a compreensão de que tentativa e erro fazem parte do processo de aprendizado.
Quando a criança está diante de um problema e precisa escolher uma forma de solucioná-lo, você pode oferecer uma opinião construtiva para ajudá-la no processo inicial de aprendizado, e para que aperfeiçoe suas habilidades.
Lembre-se que cada criança é única e pode precisar de diferentes formas de apoio e incentivo para desenvolver sua autonomia e proatividade.
Aqui no Anglo Itapê, acreditamos que ser paciente, encorajador, estimular habilidades individuais e oferecer ajuda quando necessário são as melhores formas de preparar nossos ferinhas para se tornarem protagonistas de suas próprias histórias.
Como preparar nossos alunos para um futuro desconhecido, com…
14 de dezembro de 2023
LEIA MAISO período em que a lógica só se aplicava às disciplinas…
23 de maio de 2022
LEIA MAISCom um mundo de mudanças cada vez mais rápidas e frequentes,…
23 de maio de 2022
LEIA MAIS