23 de maio de 2022

Curso pré-vestibular: vale a pena investir?

O vestibular é uma fase estressante e que exige preparação, afinal, não é segredo que as vagas na graduação estão cada vez mais concorridas, principalmente nas universidades federais e estaduais.  

Por esse motivo, além das aulas e do conteúdo padrão do Ensino Médio, alguns estudantes se matriculam em cursos pré-vestibular para aumentar suas chances de cursar a graduação desejada.  

Principalmente para aqueles que não querem, de jeito nenhum, abrir mão de uma universidade pública, esse tipo de curso pode ser extremamente útil para relembrar alguns temas e aprender outros. Em todo caso, a dedicação do aluno é essencial.  

Continue a leitura para saber como funciona um curso pré-vestibular e quais são suas principais vantagens!

O que é um curso pré-vestibular?

O nome é autoexplicativo. Um curso pré-vestibular prepara seus alunos para um exame desse tipo e, embora seja planejado a partir do conteúdo programático do Ensino Médio regular, tem uma abordagem bem diferente, já que tem foco total nas aprovações.

Curso Pré-Vestibular do Anglo Itapê.

A grande diferença entre o pré-vestibular e as três séries do Ensino Médio é que, enquanto o primeiro tem como único objetivo a preparação do aluno para que ele seja bem-sucedido nos vestibulares e no Enem, a escola é muito mais abrangente, formando o aluno em diversas áreas e contribuindo para a sua socialização.  

Esse, inclusive, é um dos motivos para que esse tipo de curso seja optativo. O estudante pode decidir se precisa ou não desse suporte de acordo com o seu nível de preparação para as provas. Apesar disso, é inegável o quanto essa forma de estudo pode potencializar o desempenho do aluno no vestibular.

Conheça as suas vantagens

Se você tem dúvida se vale a pena ou não se matricular ou, ainda, matricular seu filho(a) em um curso pré-vestibular, é importante que saiba todos os benefícios que a sua metodologia pode trazer. Vamos lá?  

Os professores do curso são especialistas em questões de vestibular e, por isso, estão preparados para responder a dúvidas específicas. Além disso, como seu principal foco é na sua aprovação, seu acesso a eles é muito facilitado. 

E as vantagens dentro da sala de aula continuam! Todos os estudantes que estão ao seu lado têm o mesmo objetivo que você. Isso facilita a sua concentração, aumenta a motivação e garante que você também aprenda com as dúvidas dos demais. Essa troca de experiências, se bem aproveitada, pode ser muito valiosa.  

Agora, vamos focar no aprendizado. O curso pré-vestibular tem um plano de estudos detalhado e costuma dar mais ênfase aos assuntos que são cobrados constantemente nos exames. Isso faz com que você aprenda novos tópicos e tenha a oportunidade de revisar outros que já conhecia de uma forma diferente.  

Normalmente, as aulas também são mais dinâmicas e divertidas porque os professores especialistas em questões de vestibular têm técnicas diferenciadas de ensino. A ausência de provas também colabora para isso, afinal, com a cobrança reduzida, você pode olhar com mais leveza para as matérias que precisa estudar. 

Ter um tempo determinado para os estudos é mais uma vantagem relevante do curso pré-vestibular. Para os procrastinadores ou desorganizados, é ótimo ter um horário específico para se dedicar ao conteúdo cobrado nas provas. 

Além disso, outro benefício da metodologia desse curso está na aplicação frequente de simulados. Eles são muito parecidos com as provas reais dos vestibulares e te ajudam a entender seus pontos fortes e quais precisam de mais atenção.

Afinal, por que devo frequentar um Curso Pré-Vestibular?  

Normalmente, os alunos que ainda estão cursando os primeiros anos do Ensino Médio se inscrevem para os vestibulares para testar seus conhecimentos, enquanto aqueles que já finalizaram querem realmente conquistar uma vaga naquele momento.  

Mas, quando estamos falando de cursos mais concorridos como medicina, por exemplo, se torna um pouco mais difícil passar “de primeira”. 

Então, para que nenhuma matéria seja esquecida enquanto você se prepara para a prova do ano seguinte, um Curso Pré-Vestibular pode ser uma ótima forma de estudar, principalmente pelo foco em um conteúdo direcionado e objetivo, que vai de encontro às questões desse tipo de exame.

Se prepare para o futuro dos seus sonhos 

No Curso Pré-Vestibular do Anglo Itapê, nós preparamos o aluno para que ele alcance a sua tão sonhada vaga na graduação, tanto a partir do nosso conteúdo programático quanto com apoio psicológico.  

Oferecemos orientação, aconselhamento e esclarecimentos de dúvidas com professores que estão engajados em cada aprovação, enquanto utilizamos um material atualizado e as melhores ferramentas para o aprendizado do conteúdo.  

Além disso, aplicamos simulados para que os estudantes, com a orientação de seus professores, possam identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam de mais dedicação, a fim de construir uma estratégia de estudo individualizada e adequada aos seus objetivos.  

Nosso corpo docente e coordenação estão alinhados para oferecer suporte emocional que apoia na escolha da carreira e acolhe nos momentos de dificuldade.  Inscreva-se agora mesmo para o Curso Pré-Vestibular do Anglo Itapê e descubra como podemos estimular o seu melhor SEMPRE!