23 de maio de 2022

Líder em Mim: qual é a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais?

Com um mundo de mudanças cada vez mais rápidas e frequentes, é essencial que as pessoas saibam se relacionar de maneira positiva e produtiva. Porém, essa pressão constante não deve fazer com que o respeito a si próprio e a valorização da saúde emocional se perca.  Graças a esse cenário, abordar a educação socioemocional nas escolas tem se tornado uma demanda cada vez mais urgente e necessária.  

O aluno precisa, mais do que nunca, estar preparado para viver o mundo que extrapola a sala de aula, onde encontrará inúmeros desafios e terá que viver em sociedade, entendendo e reagindo a cada sentimento.   

Neste post, veremos a importância da educação socioemocional nas escolas e como o Anglo Itapê trabalha o amplo desenvolvimento de seus alunos com o suporte do Projeto Líder em Mim. Confira!

O que é o Projeto Líder em Mim?

Muitas pessoas costumam associar o termo “líder” à chefia, mas o propósito do Projeto Líder em Mim não é esse. Trata-se da liderança de si próprio, para que cada indivíduo seja capaz de escolher e desenvolver relações mais saudáveis com as pessoas que estão ao seu redor.  

Estamos falando de um programa de educação socioemocional que tem como foco principal a promoção de mudanças comportamentais não só nos alunos, mas também nos educadores. Para isso, cada um é estimulado a desenvolver a autoestima e o autoconhecimento, a fim de que se torne protagonista de sua própria vida e possa participar ativamente da transformação da sociedade.

Como o programa desenvolve a liderança e as competências socioemocionais?

A metodologia do Programa líder em mim é baseada em 7 hábitos, que podem ser ilustrados pela estrutura de uma árvore.  

Na raíz, estão os três primeiros hábitos, que devem começar por você. No tronco, os próximos três, que incentivam as boas atitudes com as pessoas que estão ao seu redor. Na copa da árvore, por sua vez, está o último hábito, que lembra que cuidar de si próprio também é importante.

Por meio dessa analogia, os alunos e a equipe escolar são guiados em uma reflexão sobre as diferentes formas de enxergar as situações para mudar comportamentos e, assim, obter resultados diferentes e consistentes nos âmbitos das habilidades de liderança, cultura escolar e resultados acadêmicos.   

Qual é a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais?

A recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é que as escolas, além de ensinar os conteúdos tradicionais, estimulem o desenvolvimento da reflexão crítica e o exercício da cidadania por meio de atividades que abordem estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. A intenção é que os alunos sejam conduzidos em todos os âmbitos durante a sua formação.

Ainda que o assunto não receba toda a atenção exigida, as habilidades sociais e emocionais são tão importantes quanto aquelas que trabalhamos normalmente na escola durante o nosso crescimento, como a leitura, a escrita ou o cálculo. Afinal, são elas que impactam diretamente o nosso comportamento, atitudes e o modo como pensamos e sentimos.

Dar atenção à aprendizagem socioemocional na educação básica ajuda os alunos a conhecerem seus assuntos preferidos, o jeito que aprendem com mais facilidade, o que os faz desistir, quais são seus erros mais frequentes, quais são as emoções que aparecem diante do fracasso ou de alguma provocação, além de auxiliar no processo de construção de relações mais saudáveis e inseri-los no mundo das descobertas.

O Anglo Itapê estimula o melhor de cada aluno

No Anglo Itapê, os hábitos do Programa Líder em Mim fazem parte do dia a dia dos alunos e do corpo docente durante o planejamento e andamento de todas as aulas e atividades propostas.

Os 7 hábitos estão em cada canto do Anglo Itapê!

Nós trabalhamos para que cada fera consiga se desenvolver em todos os âmbitos da vida, não apenas no conteúdo programático das disciplinas tradicionais.