23 de maio de 2022

Pensamento Computacional: desenvolvendo habilidades para carreiras brilhantes

O período em que a lógica só se aplicava às disciplinas da área de exatas, como a Matemática e a Física, ficou no passado. No mundo em pleno desenvolvimento tecnológico e com transformações sociais constantes, tornou-se necessário aplicar esse tipo de raciocínio em diversos âmbitos da vida, inclusive na escola, por meio de estratégias interdisciplinares. 

É nesse momento que o Pensamento Computacional chega às salas de aula para colaborar no desenvolvimento e na capacidade cognitiva das crianças, além de prepará-las para o futuro com um mercado de trabalho cada vez mais exigente com profissões e demandas abrangentes.  

Continue conosco para conhecer o Pensamento Computacional e suas vantagens, entender como ele se tornou uma disciplina da Mind Makers e a diferença na formação dos alunos aqui no Anglo Itapê!

O que é o Pensamento Computacional?

Apesar do nome, o Pensamento Computacional não se resume apenas à tecnologia ou à programação, muito menos precisa que um computador esteja disponível para poder ser realizado. O objetivo aqui é exercitar essa competência por meio da identificação de problemas e sugestões para soluções que explorem a criatividade e os diferentes tipos de conhecimento.  

É uma forma de compreender os aspectos da computação que podem ser aplicados no dia a dia, utilizando ferramentas e técnicas para facilitar procedimentos. Quando trabalhado na escola, o Pensamento Computacional pode ser exemplificado por alunos que resolvem problemas e apresentam soluções utilizando o raciocínio lógico.  

O conceito é abrangente e envolve o desenvolvimento de habilidades críticas, estratégicas e criativas a partir da aplicação dos fundamentos da área da computação em diferentes âmbitos. Tudo isso para que o aluno seja capaz de pensar racionalmente e solucionar questões, seja de forma individual ou em grupo.  

A transformação digital, fenômeno que incorpora o uso da tecnologia às soluções de problemas do dia a dia, é uma realidade que já faz parte da vida das pessoas. Diante disso, o campo educacional precisa se adaptar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusive, inseriu a cultura digital na lista de competências gerais, evidenciando a importância da formação de crianças e adolescentes também nessa área.

Quais são os benefícios do Pensamento Computacional?

O Pensamento Computacional é uma ótima forma de colaborar no desenvolvimento sociocognitivo do estudante. Afinal, o conceito ajuda no processo de identificar informações, encontrar uma solução e aplicá-la no seu cotidiano.  

Além disso, trata-se de um caminho para levar as aulas até um contexto social, em que os alunos são preparados em diversas áreas que serão importantes durante a sua fase adulta, inclusive no mercado de trabalho.

1. Uso do pensamento lógico para a resolução de problemas

Desde a infância, o Pensamento Computacional pode ser aplicado para a construção do raciocínio lógico por meio de atividades que estimulem a criança na percepção de padrões e determinadas ações. Com o exercício frequente dessa habilidade, ela passa a resolver problemas usando lógica de forma autônoma.

2. Desenvolvimento da criatividade e autonomia

O pensamento educacional envolve dois conceitos que influenciam diretamente o exercício da criatividade e da autonomia de cada criança. O primeiro deles é a abstração, que acontece quando um objeto de reflexão é isolado dos fatores que normalmente são relacionados a ele. O outro é o pensamento algorítmico, que ajuda o aluno a definir uma série de etapas para solucionar problemas complexos.  

Diante desses estímulos, a criança deixa de reproduzir as informações e passa a produzi-las também. Essa virada de chave prepara o estudante para o futuro e permite que ele se sobressaia em relação aos demais.

3. É útil em todas as áreas do conhecimento

Como já te falamos por aqui, o Pensamento Computacional não está relacionado só a conceitos de programação ou da área de exatas. O raciocínio lógico é uma ferramenta útil para resolver qualquer problema, independentemente da disciplina.  

O Pensamento Computacional é um recurso multidisciplinar e, por isso, o uso em matérias como Língua Portuguesa, Ciências, História, Artes e Educação Física, por exemplo, deve ser estimulado por meio de atividades específicas.

4. Colabora na alfabetização digital

O Pensamento Computacional também colabora no desenvolvimento da alfabetização digital, que é a habilidade de entender e conseguir utilizar os recursos de informática, sejam os dispositivos em si, seus softwares ou a própria internet.  Além disso, graças a esses recursos tecnológicos, o aluno pode ter contato com games e atividades virtuais que estimulem o uso da lógica na resolução de problemas.

5. É importante no mercado de trabalho

Estamos diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Não basta ter uma graduação para trabalhar na área que deseja. Provavelmente, você precisará de uma segunda língua, se aprofundar em conceitos específicos da sua profissão e ter o Pensamento Computacional bem desenvolvido para, na prática, conseguir construir soluções efetivas e se destacar dos concorrentes.  

É muito mais do que saber manusear dispositivos tecnológicos. É sobre usar o raciocínio lógico e essas habilidades técnicas para otimizar o seu trabalho, realizá-lo de forma criativa e com o melhor desempenho possível.

Conheça a Mind Makers e a disciplina Pensamento Computacional

A Mind Makers é uma editora educacional brasileira que desenvolve conteúdos inovadores para a Educação Básica, como a disciplina Pensamento Computacional, que faz parte da matriz curricular do Anglo Itapê.

Alunos do Anglo de Itapetininga durante a aula de Pensamento Computacional.

Para contribuir com a formação de crianças e adolescentes cada vez mais criativos, com a inteligência emocional desenvolvida, capacitados para o mercado de trabalho e dispostos a realizar transformações efetivas no mundo, ela trabalha com uma metodologia ativa e de aulas dinâmicas, em que os alunos realmente colocam a mão na massa.  

O trabalho conjunto da Mind Makers, escola e família resulta em alunos preparados para o futuro, já que recebem as ferramentas ideias para que desenvolvam habilidades necessárias para uma vida pessoal e profissional de sucesso.  

Na disciplina de Pensamento Computacional proposta pela editora, as crianças desenvolvem habilidades socioemocionais como a resolução de problemas, liderança, colaboração, persistência, trabalho em equipe, empatia e muito mais. Afinal, estamos falando de uma abordagem em que o aluno deixa de ser apenas espectador e assume o papel de protagonista no seu processo de aprendizagem.  

No programa da disciplina estão previstas as aplicações de tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.  Essas tecnologias são utilizadas como suporte durante as aulas em que projetos são desenvolvidos, sempre alinhados com a BNCC e utilizando técnicas de gamificação – o uso de estratégias de jogos em atividades para aumentar o engajamento dos alunos.

Formando os profissionais do futuro

No Anglo Itapê, sabemos que proporcionar uma formação alinhada às exigências do mercado de trabalho é a melhor forma de garantir um futuro de sucesso. A disciplina Pensamento Computacional, que faz parte do Mind Makers, oferece o ambiente e as ferramentas ideais para que as crianças e adolescentes desenvolvam habilidades indispensáveis para a sua vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.  

Por isso, incentivamos cada fera a colocar a mão na massa para desenvolver, desde cedo, competências indispensáveis para o presente e também para o futuro.  Se esse tema chamou sua atenção e você gostaria que seu filho(a) desenvolvesse a criatividade, as habilidades socioemocionais, o trabalho em equipe, a liderança e a organização, entre em contato conosco!